A importância do lúdico na
vida da criança.
O artigo escrito por
Kishimoto, Tizuko Morchida “Jogo, Brinquedo e Brincadeira” descreve as
diferentes relações de compreensão entre si. Que apesar de ser considerado
“sinônimo” pelo dicionário Aurélio da língua portuguesa possuem significados
diferentes. Demonstra também as dificuldades de compreensão e definição que
cada um representa.
As ideias principais do
texto que aqui serão apresentadas são: As características do jogo, As diferenças do
significado entre jogo, brinquedo e brincadeira e a importância do brinquedo,
do brincar e do jogo no desenvolvimento da criança.
Kishimoto descreve o quanto
é difícil definir o termo “jogo” devido a uma extensa variedade deles. Para nos
ajudar a compreender melhor este termo, Kishimoto utiliza a expressão de Wittgenstein
“Semelhanças de família” como referência. Os jogos possuem diferentes características,
e são essas que as diferenciam entre si, mas todas elas possuem “semelhanças”, como
por exemplo: em todo jogo há um ganhar e um perder, existem regras externas a
serem seguidas, essas características que unifica e dá sentido a expressão de Wittgenstein
que diz que “os jogos formam uma grande família”.
Para descrever melhor essas características,
Kishimoto usa referencias como: Caillois (1967), Huizinga (1991), Henriot
(1989), Fromberg (1987), e Christie (1991). Características estas citadas por
ela:
O prazer ou desprazer demonstrado pelo jogador, o caráter não-sério da ação, a liberdade do jogo e sua separação dos fenômenos do cotidiano, a existência de regras (implícitas ou explicitas), o caráter fictício ou representativo, a limitação do jogo no tempo e no espaço, a liberdade de ação do jogador, a incerteza dos resultados, o caráter improdutivo de não criar nem bens nem riquezas, o caráter voluntário e episódico da ação lúdica. São tais características que permitem identificar os fenômenos que pertencem á grande família dos jogos.
O prazer ou desprazer seria
a sensação sentida pelo jogador no ato, ele pode tanto sentir prazer por estar
ganhando ou apenas por estar jogando, como sentir o desprazer de estar perdendo
uma partida, por exemplo; o caráter não-sério seria o riso, a descontração demonstrada
pelo jogador, quando estamos jogando nos esquecemos do mundo real, vivemos a
fantasia do jogo, seguimos suas regras. Todos os tipos de jogos possuem regras,
tanto implícitas como explicitas e o jogador de segui-las, do contrário o jogo
perde seu sentido. Há também nele contido uma limitação de tempo e espaço, por
exemplo: em uma partida de damas ou xadrez o jogador tem o seu tempo certo de
jogar e o espaço permitido para mover as pedras, se não respeitada a sequencia
do jogo é comprometida. A incerteza dos resultados onde nunca se sabe quem irá
ganhar ou perder, ou qual será o lance dado pelo adversário. O caráter
voluntário onde o jogador joga por sua livre e espontânea vontade, simplesmente
pelo prazer lúdico de estar jogando. Essas características que diferencia o jogo do brinquedo e da brincadeira.
Já a brincadeira é livre,
não possui regras externas, possui somente regras internas que a própria
criança cria em seu ato de brincadeira. A brincadeira pode se tornar uma
atividade diária pela criança e muitas vezes passarem por despercebidas e sem
valor pelos adultos, mas é nessas brincadeiras que se tornam maneiras de aprendizados,
pois é no brincar que as crianças se expressão, criam e observam as práticas do
dia-a-dia.
Não podemos deixar de levar
em consideração que a brincadeira é uma ação livre da criança, ela o faz pelo
prazer lúdico que sente e de maneira alguma pode ser dirigira ou imposta por alguém
se não perde o sentido do brincar e deixa de ser uma brincadeira, perdendo o
seu valor. Brincar é não perceber o tempo passar, é sentir prazer e sensações
extremas, é tentar conhecer o próprio limite, é sair da realidade e se entregar
aos sentidos.
Segundo a definição de Beart
(apud Campagne,1989,p.28), “o brinquedo
é o suporte da brincadeira”, quer seja aquele confeccionado para tal, ou aquele
concebido pela criança apenas com o objetivo do brincar (como por exemplo uma
panela). O brinquedo é apenas um objeto com apenas uma finalidade: o brincar, e
se isso não for concretizado, perde sua finalidade e deixa de ser um brinquedo.
Como por exemplo: uma boneca que serve apenas como um objeto de decoração e não
como um suporte para a brincadeira deixa de ser um brinquedo, pois não atingiu
sua finalidade que é o brincar da criança.
Contudo, podemos concluir a
tamanha importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na vida da criança,
pois é através dessas ações que elas se desenvolvem não só na coordenação
motora, como também desenvolvem sua mente, aprende a distinguir o faz de conta
do real, colocam em práticas suas observações feitas do dia a dia em suas
brincadeiras, aguçam sua curiosidade que as levam aos questionamentos e as
pesquisas.
O lúdico na vida da criança
é de suma importância, seja nos jogos que ajudam a desenvolver seu raciocínio, ou
seja, no ato de brincar que as levam a um mundo imaginário inspirado no mundo
real.
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