Pedagogia 2 Semestre

Estudantes de pedagogia do segundo semestre... Somos nós: Aline Nascimento, e Maria Damasia, criamos este blog para podermos compartilhar tudo o que já aprendemos e o que ainda aprenderemos. Com o objetivo de oferecer um trabalho de qualidade não só para os estudantes da área, mais para as pessoas que se interessarem por nossos temas aqui postados... Esperamos poder agradar os nossos futuros leitores! Ate breve.

Cantinho da Pedagogia

sexta-feira, 30 de maio de 2014

OFICINA DE JOGOS MATEMÁTICOS




Plano de aula
 
Duração do plano: Sete dias
Nome da Escola: Pedacinho de céu
Nome do Professor: Aline Nascimento e Maria Damasia
Disciplina: Ludicidade e Desenvolvimento da Pessoa
Tema: Oficina de Jogos matemáticos
Faixa etária ou série: 2º ano
Duração: 30 minutos por aula.
Tempo estimado: uma aula a cada sete dias
 
Ementa: Fazer com que os alunos se familiarizem com os números, aprender as operações básicas da matemática; como: adição, subtração, divisão e multiplicação de maneira lúdica através de jogos matemáticos.
Objetivos Gerais: Construir jogos matemáticos em sala de aula junto com a turma. Realizar as brincadeiras em grupos a fim de aprender matemática. Resolver problemas matemáticos de adição, subtração, divisão e multiplicação.
Conceituais: Conhecer a importância da matemática em nosso dia a dia, saber diferenciar as quatro operações básicas da matemática. Saber solucionar os problemas das operações básicas.
Procedimentais:
Realizar atividades e jogos em grupos em sala de aula.
Separar os materiais que irão ser utilizados.
Desenvolver a habilidade de memória.
Desenvolver a habilidade de raciocínio lógico.
Atitudinais:
Saber trabalhar em conjunto;
Ajudar e cooperar uns com os outros;
Respeito pelos colegas;
Gosto pela matemática.
Competências e habilidades:
As ações formativas, realizadas no desenrolar das atividades e jogos pedagógicos de matemática em sala de aula do presente componente curricular, são adotadas para que se desenvolvam ou aprimorem competências e habilidades que possibilitem aos alunos serem capazes de:
Ø  Realizar e elaborar atividades em grupo;
Ø  Capacidade de interagir em sociedade;
Ø  Desenvolver a imaginação e criatividade;
Ø  Relacionar a matemática em sua experiência de vida;
Ø  Compreender os números, sequências e operações básicas;
Ø  Saber solucionar desafios e problemas propostos;
Ø  Desenvolver a habilidade de memorização.
Ø  Desenvolver a habilidade de raciocínio lógico.
Ø  Aprender as quatro operações básicas.
 
Conteúdo programático:
Ø  Sugerir a classe que sejam elaborados jogos matemáticos onde eles irão participar da confecção dos mesmos.
Ø  Separar os grupos e materiais necessários.
Ø  Realizar a confecção dos jogos.
Ø  Em sala de aula, os alunos deverão preparar o local abrindo espaço para a brincadeira. Em seguida a professora deve explicar o que esta sendo proposto a eles; explicando as regras do jogo e ordens a serem seguidas.
Ø  Como o objetivo da aula é que seja totalmente lúdica, a professora deve deixar que os alunos tenham liberdade de escolha na brincadeira, mas, isso sem deixar de auxiliar seus alunos quando necessário.
Ø  Os jogos a serem realizados são:
Ø  Trilha do lago;
Ø  Bingo;
Ø  Mercado;
Ø  Pescaria;
Ø  Jogo das argolas;
Ø  Acerte a o buraco;
Ø  Dominó;
 
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Metodologia de ensino:
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas, lúdicas e participativas, fazendo uso de materiais pedagógicos como brincadeiras e jogos matemáticos. Sendo realizadas tanto em sala de aula, quanto ao ar livre. Situações relacionadas ao contexto pedagógico será ponto de partida para a realização de cada atividade.
Procedimentos e critérios para avaliação:
A avaliação é continua e individual e tem o objetivo principal o diagnóstico de possíveis dificuldades no desenvolvimento da matemática.
Será realizada por meio de observação e acompanhamento individual contínuo através de atividades e trabalhos realizados em sala de aula.


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:


AULA/DATA

CONTEÚDO/ATIVIDADES

RECURSOS NECESSÁRIOS

01/05

Tema: Bingo
 
Objetivos: Memorizar os números de um a cem.

Desenvolvimento: Deverá ser entregue uma cartela com os números a cada aluno; em seguida a professora deverá ter em mãos uma caixa com os numerais recortados de um a cem. O sorteio deverá acontecer sem que a pessoa veja que número esta tirando da caixa; em seguida a professora anuncia o número que foi sorteado e os alunos deverá marcar os números que pertencer a sua cartela. Ganha aquele que preencher primeiro todos os números da cartela.
 

Papel impresso com os números (que irá servir de cartela); números de um a cem recortados; caixa pequena.

08/05

Tema: Acertando o buraco.
 
Objetivo: Aprender a somar.
 
Desenvolvimento: Um tabuleiro com várias divisões deverá ser feito; e dentro de cada quadrado deverá conter um número; o mesmo deverá ser posicionado na sala de aula; em seguida os alunos deverão formar uma fila; com a bolinha em mãos e posicionados a uma pequena distância, um aluno por vez deverá tentar acertar um quadrado do tabuleiro; a professora deverá anotar os números que os alunos forem acertando; no final a soma será feita e ganha quem obter mais pontos.
 

Caixas de leite para a confecção do tabuleiro; papel com números que irá dentro de cada quadrado; uma bola pequena; folha e caneta para anotações.

15/05

Tema: Pescaria.

Objetivo: Aprender as quatro operações básicas.
 
Desenvolvimento: Em uma caixa média deverá conter vários peixinhos recortados; no verso de cada peixe irá conter um tipo de problema (adição, divisão, multiplicação e subtração) ex: 2+5; Uma vara de pescar deverá ser fornecida aos alunos; e um de cada vez deverá tentar pescar um peixe; em seguida a professora irá falar o problema encontrado no verso do peixe pescado e o aluno terá que tentar responder; ganha quem conseguir pescar mais peixes.

Caixa média; peixinhos de papel recortados; vara que sirva para pescar.

22/05

Tema: Trilha do lago.

Objetivo: Desenvolver habilidade para resolver problemas de multiplicação, divisão, subtração e adição.
 
Desenvolvimento: Uma trilha deverá ser montada da maneira que a professora desejar, pode ser tanto em papel impresso como de tamanho gigante para os alunos servirem como peças do jogo. Em duplas o aluno que irá iniciar o jogo deverá jogar o dado; e de acordo com o número que cair para cima do dado o aluno deverá pular a casa; do lado de cada número da trilha irá conter um papel com um problema matemático e uma prenda; ex: o aluno joga o dado e o mesmo caiu no número dois... O aluno deverá pular duas casas... Em seguida deverá responder o problema do papel... Se acertar avança uma casa; se errar paga uma prenda (imitar um macaco; etc.)... Em seguida deverá ser a vez do adversário. Ganha quem chegar ao final primeiro.
 

Dado; trilha montada e espaço necessário para realizar o jogo.

29/05

Tema: Jogo das argolas
 
Objetivo: Aprender a somar.
 
Desenvolvimento: Várias garrafas com água deverão ser posicionadas em sala de aula e cada uma delas deverá conter um número na frente; Com os alunos posicionados à frente das garrafas a uma pequena distância das mesmas e com as argolas na mão; o aluno deverá tentar acertar a argola na garrafa; e assim um aluno por vez deverá realizar o mesmo processo; a professora deverá marcar os nomes de cada aluno com os números acertados por cada um deles; no final do jogo os números acertados irão ser somados; e ganha àquele que conter um número final maior.
 

Garrafas pets; e argolas.

05/06

Tema: Dominó.
 
Objetivo: Memorizar os números e desenvolver o raciocínio lógico.
 
Desenvolvimento: Confeccionar pedras de dominó que sejam de tamanho grande para que o jogo possa ser realizado de maneira mais concreta. Em seguida deverão ser separados dois grupos com o número de participantes iguais; Um grupo deverá começar o jogo e o outro deverá dar continuidade; ganha aquele que acabar com as peças da mão primeiro.
 

Caixas de leite; papel e tinta para confeccionar o dominó.

12/06

Tema: Mercado
 
Objetivo: Relacionar a matemática ao cotidiano.
 
Desenvolvimento: A professora deverá juntar várias embalagens vazias de produtos como: caixa de leite, frasco de shampoo e etc. Em seguida deverá organiza-las em uma mesa. Notas simbólicas de dinheiro deverão ser fornecidas aos alunos e os mesmos deverão ir às compras; com a ajuda da professora os alunos deverão fazer as compras e em seguida deverão efetuar o pagamento com as notas simbólicas; a professora deverá dar suporte para que a conta seja feita de maneira correta e o troco seja o valor certo.

Notas simbólicas de dinheiro; Embalagens vazias de produtos.
 
Avaliação final: Verificar se os objetivos foram atingidos.
 
FOTOS DA OFICINA: JOGOS MATEMÁTICOS:
 
 
DOMINÓ:
 

 
JOGO DA PESCARIA:
 

 

 
 
 
 
 BINGO:
 

 
 
 
 JOGO DAS ARGOLAS:
 
 


 

 
 
ACERTANDO O BURACO:




 

 
TRILHA:


 
MERCADO: 
 

 

 


 

Um comentário:

  1. Adorei as idéias e vou adaptá-las para os alunos de 5°ano.
    Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir